E no congresso...
O PSDB não aprende mesmo. Foi preciso uma comoção interna dentro de alguns setores do partido e os clamores da sociedade para o partido repensar seu apoio para a presidência da Câmara à Aldo Chinaglia, do PT. O partido que juntamente com o PFL tem a missão de ser oposição ao governo Lula, antes do início do governo declara apoio ao próprio PT, de quem deveria ser oposição. Incoerente demais. Mas o que esperar de um partido onde o próprio presidente da sigla apoiou veladamente o candidato rival ao seu partido ao governo do Ceará. ( Cid Gomes, no caso).
Ao menos agora o partido aderiu à chamada terceira via, com a candidatura do paranaense e tucano Gustavo Fruet. Não vai ganhar, mas ao menos o PSDB marca posição, que é o que seus eleitores esperam que faça. Ou por acaso aqueles que votaram no PSDB o fizeram para ver o partido junto com o PT?
Só para dar uma idéia da importância do cargo, O presidente da Câmara dos Deputados é o terceiro na linha sucessória presidencial, atrás apenas do presidente e do vice. Cabe lembrar que o atual presidente, que tenta e reeleição, Aldo Rebelo, tentou juntamente com o presidente do Senado Renan Calheiros impor sem votação o reajuste dos deputados em 91%. A proposta só melou por pressão da mídia e da sociedade. Mas teve muito deputado satisfeito com a proposta e ficou quietinho esperando o desenrolar dos acontecimentos, e depois saiu vociferando contra os aumentos abusivos.
Brasília está virada em conchavos, acordos, corredores, apoios, traições. Na verdade, o que esperam a maioria dos deputados é uma quantidade maior de benefícios. Deputados eleitos com o nosso voto. Por isso, pense melhor da hora de jactar-se do seu desinteresse em política. Brasília está virada em um esgoto. Brasília fede.
Nenhum comentário:
Postar um comentário