domingo, setembro 17, 2006

Jornalismo Marrom


Credibilidade é o maior patrimônio para aqueles que fazem jornalismo, seja ele em qualquer meio. A credibilidade é um valor que custa um tempo considerável para se solidificar, mas apenas em um momento pode ser abalada para sempre. A revista IstoE desta semana é um bom exemplo disso. Se a revista possuia alguma credibilidade, ela está seriamente abalada devido a sua reportagem de capa de sua última edição desta semana. Nela, a revista IstoE acusa de forma leviana e irresponsável o candidato favorito ao governo de São Paulo José Serra de envolvimento com a máfia das ambulâncias. Não deu nem tempo para os primeiros paladinos da moral e da ética começarem a esculhambar o tucano e iniciar dua detração pública. A malhação de Judas foi abruptamente interrompida devido à descoberta de todo o jogo sujo que envolveu esta operação. O suposto dossiê dos Vendoin consistia em algumas fotos e filmagens em que Serra, na época Ministro da Saúde, aparecia em uma entrega de ambulâncias ao lado dos donos da Planan e de deputados envolvidos com o esquema. Nossa!!! Peguem as pedras!! Iniciemos o espancamento moral de Serra, que na verdade estava apenas cumprindo com sua função. Não havia exatamente NADA no dossiê que pudesse incriminar Serra. Então porque o PT resolveu pagar 2 milhões por ela? Porque precisava de algum catalizador para esquentar as eleições em São Paulo, em que Aloisio Mercadante está levando uma verdadeira lavada de Serra. E como o PT já dá como certa a reeleição do apedeuta, tenta agora conquistar o poder no principal estado da federação.

E para isto usou de procedimentos mais sujos de nossa política. Produz provas falsas e antes que o candidato pudesse nega-las e mostrar que não haviam provas que sustentassem as bobagens da reportagem, o estrago na reputação do coitado já estaria feito. Quem não lembra do caso Eduardo Jorge? E do caso Lunus, envolvendo Roseana Sarney no Maranhão em 2002, justo na época em que a filha de Sarney aparecia como favorita na disputa presidencial? O PT tentou de todas as formas pautar a mídia, inclusive com a tentativa de criar um tal de Conselho de Jornalismo que se encarregaria de policiar a mídia. Não obteve sucesso. Tenta agora, da mesma forma que comprou o congresso, comprar a opinião pública através de financimantos com dinheiro público em o que chamam de "Mídia Independente". Aliás, cada vez que você ouvir o termo indepente, imparcial, isento,saia correndo, pois esta gente é deveras perigosa. E é lógico que somente os amigos do rei seriam beneficiados por esta medida. A última revista que utilizava-se do slogan "Independente" acabou de vender uma matéria de pura pilantragem para o PT. Domingos Azulgaray, diretor da Editora Três responsável pela revista IstoE, desmentiu todos os boatos e informou que a reportagem era de cunho estritamente jornalístico. Bem, para quem leu a matéria e possui um mínimo nível de discernimento viu que jornalismo era a última coisa que se viu naquela reportagem. Ou jornalismo marrom, podre mesmo. Sacanagem pura. Na semana passada, a IstoE noticiava em sua capa a excelência da Policia Federal, como exemplo de administração pública nos últimos anos, ou seja, desde o início do governo Lula. Sópara lembrar, o que a PF tem feito é muito mais marketing do que ações concretas, e os escândalos de corrupção no congresso jamais tiveram sua denúncia pela PF, como os petistas querem fazer crer ( "nunca se investigou tanto a corrpção neste país" ), mas sim de denúncias de antigos aliados.

Já era possível ver que a IstoE estava se tornando um tentáculo petista na mídia. Já nem falo de Carta Capital e Caros amigos, recheadas de anúncios de empresas estatais em suas páginas. Na internet, a Brasil Telecom, dona doportal IG, tem o maior acervo de petistas da rede. Até José Dirceu tem um blog. Além dele, Paulo Henrique Amorim, Tão Gomes Pinto, Ricardo Noblat ( o "isento" da hora ). Curiosamente, estes foram os primeiros a noticiar a "reportagem" da IstoE, num tom falsamente imparcial. Vamos esperar a apuração dos fatos, não podemos incriminar ninguém agora. E não poderiam jamais, pois sabem que as denúncias são falsas. Entenderam a malandragem da rapeize? Até ficar provado a inocência de Serra, as eleições já terão acabado mas os "isentos" noticiarão que nada ficou provado contra Serra, mas ai será tarde demais. Fazem o jogo sujo do petismo. Só não acredito que sej gratuitamente. A IstoE mostra que não. E esperem ainda novas bobagens. Temos ainda as colunas de Luiz Fernando Veríssimo, Beatriz Fagundes, esta indiada aqui dos Pampas que não cansa de falar bobagem.

Foram longe demais, o que vimos neste final de semana foi um verdadeiro ataque à democracia, às instituições ( descobriram grampo nos juízes no STF). Estão se apropriando da mídia, queram a opinião pública de joelhos, estão criando a Novilíngua petista. ( Leiam George Orwell). Não devemos aceitar este procedimento vil em nosso meio. Não podemos concentir com a safadeza, a política salafrária, o jornalismo marrom, o denuncismo incriminatório. O que tivemos nestes dias foi a prova do relações de comprometimento da mídia com o petismo. E isto é grave, muito perigoso.

Resistamos.