Tudo é uma questão de manter: a mente inquieta, a espinha ereta e o coração tranquilo.
sábado, setembro 30, 2006
O Dia da Democracia
Gosto muito do dia de eleições. Acho fantático toda a movimentação em torno do processo democrático, em que podemos expressar livremente nossa opinião e fazer valer de fato nossa cidadania ( apesar de que cidadania não se resuma a isto). Pensei um bocado de tempo sobre como fazer um artigo especial para este dia tão importante. Existem algumas organizações apartidárias que optaram em fazer um protesto, como o site nariz de palhaço www.narizdepalhaco.com.br que incentiva os eleitores a irem votar usando um singelo nariz de palhaço, como forma de protesto pelas últimas palhaçadas dos políticos nos últimos anos. Outros preferem incentivar o uso de preto como indumentário para a votação, para expressar seu luto em protesto das mesmas falcatruas polítcas de nossos políticos.
O termo democracia vem do Grego demos = povo e de Kratos = poder, o que significa poder do povo. E é o poder do povo que estará decidindo hoje o seu futuro pelos próximos quatro anos. E pensando neste termo que tive a sensata idéia de não postar nada neste blog hoje. Exatamente, por hoje ficaremos livres de minhas idiossincrasias, porque hoje resolvi dar espaço a algo maior que minhas opiniões individuais. Hoje o coletivo se sobrepõe ao indivíduo. Por isso minhas opiniões são relevantes neste momento. Segue abaixo diversos depoimentos de pessoas, cidadãos comuns das mais diversas ocupações, classes sociais, pensamentos políticos, apolíticos, etc., sem qualquer censura prévia. E pessoas que de certa forma tem alguma ligação direta ou indireta com este que vos escreve, ao que lhes confiro meu agradecimento e a minha ternura, pois como já foi dito, sem perder a ternura, jamais, hehehe.
A todos foi feito a seguinte pergunta: "QUAL O SEU SENTIMENTO EM RELAÇÃO ÀS ELEIÇÕES DESTE DOMINGO? E O QUE VOCÊ ESPERA DOS NOVOS POLÍTICOS ELEITOS?
"Há uma briga partidária, o que não leva a nada. O que eu espero dos políticos eleitos é que cumpram com os projetos e façam com que o povo possa se sentir melhor".
Jair, 58 anos, aposentado.
"O meu sentimento em relação á eleição é que o povo demorou mas acordou para a importância que tem o voto e o valor de exercer a cidadania! Em relação aos políticos eleitos é que honrem com suas promessas, que pelo menos tenham vergonha na cara com as pessoas que confiaram seu voto".
Carlos, 21 anos, dançarino
"Estamos mais uma vez diante de uma importante tomada de decisão: Eleger os próximos governantes. Em quem credibilizar nosso voto? Quais os políticos mais bem "preprarados" segundo a linguagem falada a exercerem seus respectivos cargos das Assembléias?? Bem, neste momento me pergunto como é esse candidato "preparado"... Fica difícil avaliar diante de um governo que há 4 anos atrás se dizia capaz e norteador de mudanças e porque não "preparado" quando pouco ou quase nada aconteceu e mudou...O que fazer? Quem sabe, pensamos em pessoas ( candidatos) inicialmente que tenham antes de mais nada cultura e um horizonte de conhecimentos, que mostraram na sua trajetória profissional e política, ética e transparência, sendo assim, esperamos que neste Domingo cada eleitor pense no seu amanhã, e mais do que nunca nessa geração que vem por aí, pois se mantermos os atuais "governantes", ou de semelhança, poderemos não ter mais futuro, isso seria muito triste..."
Carla, 23 anos, Estudante
"Um político que me orgulho, acabe com os sanguessugas e faça o Brasil crescer, com propostas e segurança, saúde e educação, criando hospitais e mais escolas, que bote mais brigadianos na rua e escolas para ensino em braile."
Lucas, 10 anos, Estudante
" O meu sentimento em relação á Domingo é ansiedade e intranquilidade em relação aos petistas. Como pode haver tantas pessoas que acrteditam e apoiam um ser anormal e corrupto chamado Lula que pelas pesquisas ( que para mim não dizem nada) pode ir ao segundo turno. Sobre os políticos que forem eleitos, espero que cumpram o que prometeram, que tenham responsabilidade com o povo e que abram os olhos para as nossas necessidades."
Ana Marina, 18 anos, desempregada
O fenômeno Yeda
O Centro de Pesquisas do Correio do Povo, o instituto de pesquisas com maior credibilidade no Estado divulgou sua última pesquisa antes das eleições em que aponta a candidata do PSDB Yeda Crusius consolidada na segunda colocação, já fazendo sombra ao primeiro colocado, Germano Rigotto. Além de ser a grande novidade destas eleições, Yeda está fazendo com que o PT fique de fora do segundo turno no Estado, fato este que não acontecia há anos. Os gaúchos, que foram pioneiros em eleger governos petistas, também são os primeiros agora a repudia-los. Em 2004, o PT já perdeu a Prefeitura da capital depois de 16 anos e agora tem o risco real de ficarem de fora do segundo turno da disputa Estadual. Vão ter tempo para lamber as feridas e juntar os cacos.
Sobre o debate não vou comentar. Já o fiz aqui uma vez e não tenho mais interesse. Muitos candidatos e pouca praticidade, impossível de dar certo. Mas repito, a culpa não é da emissora de TV e sim da legislação eleitoral.
O PSDB é o único grande partido que ainda não administrou o Estado, apesar de compor governo anteriores. Resta saber se terá força no interior suficiente para encarar uma difícil disputa com o forte PMDB de Germano Rigotto, com uma invejável estrutura partidária do RS. O grande problema para Rigotto é que Yeda, além de ganhar o "voto útil" dos eleitores na reta final das eleições, ganha também o voto das mulheres e dos apolíticos, exatamente os votos que elegeram o governador em 2002. Por isso o PMDB está nervoso, pois sabe onde está pisando. De qualquer forma, não deve-se subestimar o PT, que ainda tem chance na disputa e colocou sua militância engajada e a paga também nas ruas. Amanhã saberemos. Minha aposta? Yeda, sem dúvida.
Nacional - O debate que gerou o segundo turno
E Lula não foi ao debate da Globo. A cúpula Petista calculou os riscos e optou por faltar ao debate promovido pela maior emissora do país. A alegação é de que a presidente seria posto a mercê do jogo sujo dos candidatos, que supostamente realizam uma campanha de baixo nível. É a velha tática de impor aos outros os seus erros. Quem desceu ao mais baixo nível da moralidade e da ética foi o próprio PT, com o mal sucedido processo de compra e divulgação de um faldo dossiê contra José Serra e Geraldo Alckmin.Enquanto o PT enganava e Rede Globo enviando seguranças para conferir as condições de segurança do Projac, um outro grupo já estava em São Bernardo para acompanhar os últimos detalhes do comício final do presidente. Ou seja, o PT já havia decidido por São Bernardo desde o dia anterior, mas esperou até o último momento para anunciar sua decisão.
O debate em geral foi uma chatice. O debate foi morno, aliás será sempre assim enquanto perdurar algumas regras eleitorais absurdas, que amordaçam a mídia e os candidatos em geral. Já falei aqui e repito, o que melhor se viu nestas eleições foram as entrevistas dos candidatos ao Jornal Nacional.
Geraldo Alckmin é de fato o candidato melhor preparado, e mostrou isso no debate. O problema de Alckmin é que lhe falta um pouco de feeling, de carisma, de convicção. Alckmin não consegue chegar na mente do cidadão comum. O exemplo de bom administrador só ganha votos da classe média, e esses votos ele já tem. Alckmin é contido inclusive para bater em Lula. E isto que motivos não lhe faltam para tanto. Mas a probabilidade de segundo turno é real, e ele possui todas as condições de enfrentar ( e vencer ) o presidente Lula.
Cristovam Buarque é um bom político. Jamais será Presidente é claro, mas é um cidadão exemplar. Descobri que ainda não havia falado de Cristovam neste blog, o que é até uma injustiça. Muitos analistas o comparam ao tio esquisito da família que você ignora, o que eu acho um desrespeito. Sua fala no debate discorrendo sobre corrupção, e seus desdobramentos na política, em que compara o fato de construir obras megalomanícas em detrenimento de investimentos básicos em saúde e educação é de uma sensibilidade exemplar. É realmente gratificante que ainda tenhamos políticos como Cristovam, eu precisava deixar aqui este registro.
Heloisa Helena é uma metralhadora giratória. Em poucos minutos a senadora faz o maior uso de verbetes e adjetivos por palavra. Mas consegue chegar no coração dos brasileiros. Joga pra platéia, faz a firula, mas jamais marca o gol. Se pegarmos palavra por palavra o discurso de Heloisa, é perceptível que vamos do nada ao lugar algum. Não há proposta, não há conteúdo, não há seriedade, não há comprometimento, são apenas palavras. E particularmente, perdeu para Alckmin o debate a respeito das centrais de energia, em que mostrou estar mal informada, ao contrário do candidato tucano.
APesar do debate morno, o presidente Lula jogou pelo ralo sua chance de vencer no primeiro turno, as pesquisas indicam sua queda vertiginosa. E isto é uma boa notícia.
Pequenas Considerações de um Grande Eleição
Posto aqui com o meu contumaz atraso minhas últimas observações sobre as eleições de Domingo. Tempo livre é um luxo que este escevinhador não dispõe, é necessário então ajeitar as melancias com o andar da carruagem. Mas vamos lá, segue abaixo minhas últimas considerações sobre a disputa, nacional e estadual.
Assinar:
Postagens (Atom)