sábado, setembro 30, 2006

O fenômeno Yeda


O Centro de Pesquisas do Correio do Povo, o instituto de pesquisas com maior credibilidade no Estado divulgou sua última pesquisa antes das eleições em que aponta a candidata do PSDB Yeda Crusius consolidada na segunda colocação, já fazendo sombra ao primeiro colocado, Germano Rigotto. Além de ser a grande novidade destas eleições, Yeda está fazendo com que o PT fique de fora do segundo turno no Estado, fato este que não acontecia há anos. Os gaúchos, que foram pioneiros em eleger governos petistas, também são os primeiros agora a repudia-los. Em 2004, o PT já perdeu a Prefeitura da capital depois de 16 anos e agora tem o risco real de ficarem de fora do segundo turno da disputa Estadual. Vão ter tempo para lamber as feridas e juntar os cacos.

Sobre o debate não vou comentar. Já o fiz aqui uma vez e não tenho mais interesse. Muitos candidatos e pouca praticidade, impossível de dar certo. Mas repito, a culpa não é da emissora de TV e sim da legislação eleitoral.

O PSDB é o único grande partido que ainda não administrou o Estado, apesar de compor governo anteriores. Resta saber se terá força no interior suficiente para encarar uma difícil disputa com o forte PMDB de Germano Rigotto, com uma invejável estrutura partidária do RS. O grande problema para Rigotto é que Yeda, além de ganhar o "voto útil" dos eleitores na reta final das eleições, ganha também o voto das mulheres e dos apolíticos, exatamente os votos que elegeram o governador em 2002. Por isso o PMDB está nervoso, pois sabe onde está pisando. De qualquer forma, não deve-se subestimar o PT, que ainda tem chance na disputa e colocou sua militância engajada e a paga também nas ruas. Amanhã saberemos. Minha aposta? Yeda, sem dúvida.

Nenhum comentário: