sábado, setembro 30, 2006

O Dia da Democracia


Gosto muito do dia de eleições. Acho fantático toda a movimentação em torno do processo democrático, em que podemos expressar livremente nossa opinião e fazer valer de fato nossa cidadania ( apesar de que cidadania não se resuma a isto). Pensei um bocado de tempo sobre como fazer um artigo especial para este dia tão importante. Existem algumas organizações apartidárias que optaram em fazer um protesto, como o site nariz de palhaço www.narizdepalhaco.com.br que incentiva os eleitores a irem votar usando um singelo nariz de palhaço, como forma de protesto pelas últimas palhaçadas dos políticos nos últimos anos. Outros preferem incentivar o uso de preto como indumentário para a votação, para expressar seu luto em protesto das mesmas falcatruas polítcas de nossos políticos.

O termo democracia vem do Grego demos = povo e de Kratos = poder, o que significa poder do povo. E é o poder do povo que estará decidindo hoje o seu futuro pelos próximos quatro anos. E pensando neste termo que tive a sensata idéia de não postar nada neste blog hoje. Exatamente, por hoje ficaremos livres de minhas idiossincrasias, porque hoje resolvi dar espaço a algo maior que minhas opiniões individuais. Hoje o coletivo se sobrepõe ao indivíduo. Por isso minhas opiniões são relevantes neste momento. Segue abaixo diversos depoimentos de pessoas, cidadãos comuns das mais diversas ocupações, classes sociais, pensamentos políticos, apolíticos, etc., sem qualquer censura prévia. E pessoas que de certa forma tem alguma ligação direta ou indireta com este que vos escreve, ao que lhes confiro meu agradecimento e a minha ternura, pois como já foi dito, sem perder a ternura, jamais, hehehe.

A todos foi feito a seguinte pergunta: "QUAL O SEU SENTIMENTO EM RELAÇÃO ÀS ELEIÇÕES DESTE DOMINGO? E O QUE VOCÊ ESPERA DOS NOVOS POLÍTICOS ELEITOS?



"Há uma briga partidária, o que não leva a nada. O que eu espero dos políticos eleitos é que cumpram com os projetos e façam com que o povo possa se sentir melhor".

Jair, 58 anos, aposentado.


"O meu sentimento em relação á eleição é que o povo demorou mas acordou para a importância que tem o voto e o valor de exercer a cidadania! Em relação aos políticos eleitos é que honrem com suas promessas, que pelo menos tenham vergonha na cara com as pessoas que confiaram seu voto".

Carlos, 21 anos, dançarino


"Estamos mais uma vez diante de uma importante tomada de decisão: Eleger os próximos governantes. Em quem credibilizar nosso voto? Quais os políticos mais bem "preprarados" segundo a linguagem falada a exercerem seus respectivos cargos das Assembléias?? Bem, neste momento me pergunto como é esse candidato "preparado"... Fica difícil avaliar diante de um governo que há 4 anos atrás se dizia capaz e norteador de mudanças e porque não "preparado" quando pouco ou quase nada aconteceu e mudou...O que fazer? Quem sabe, pensamos em pessoas ( candidatos) inicialmente que tenham antes de mais nada cultura e um horizonte de conhecimentos, que mostraram na sua trajetória profissional e política, ética e transparência, sendo assim, esperamos que neste Domingo cada eleitor pense no seu amanhã, e mais do que nunca nessa geração que vem por aí, pois se mantermos os atuais "governantes", ou de semelhança, poderemos não ter mais futuro, isso seria muito triste..."

Carla, 23 anos, Estudante


"Um político que me orgulho, acabe com os sanguessugas e faça o Brasil crescer, com propostas e segurança, saúde e educação, criando hospitais e mais escolas, que bote mais brigadianos na rua e escolas para ensino em braile."

Lucas, 10 anos, Estudante


" O meu sentimento em relação á Domingo é ansiedade e intranquilidade em relação aos petistas. Como pode haver tantas pessoas que acrteditam e apoiam um ser anormal e corrupto chamado Lula que pelas pesquisas ( que para mim não dizem nada) pode ir ao segundo turno. Sobre os políticos que forem eleitos, espero que cumpram o que prometeram, que tenham responsabilidade com o povo e que abram os olhos para as nossas necessidades."

Ana Marina, 18 anos, desempregada

Nenhum comentário: