sexta-feira, junho 17, 2005

Mar de Lama

Estou de saco cheio. E a culpa é sua. Aliás, a culpa é nossa. Você sabe do que estou falando. Está no jornal, rádio, televisão, internet. Parece que não há limites para a canalhice brazuca. Agora estou achando muito engraçado a " revolta " da população com tudo isto. O político brasileiro nada mais é que a representação da sua sociedade. E se eles são corrompidos é porque a sociedade a qual eles representam também o é. Deixemos de frescuras, somos um povo que aceita fácil a corrupção. Está na nossa história sempre dar um jeitinho em tudo. Sempre fazer as coisas nas coxas. Você deve agora estar praguejando e dizendo que não concorda comigo. Ótimo. Sempre acho que a unanimidade é estúpida. Mas vamos aos fatos. Você nunca tentou burlar nenhuma lei no trânsito, não é mesmo? Nunca estacionou em local proibido, nunca atravessou fora da faixa e nem tentou dar uma " cervejinha pro guarda". Certo. Também nunca colou em alguma prova. Nunca levou o cachorro pra passear e esqueceu de limpar a calçada. Nunca furou uma fila, nunca comprou nada sem nota, nunca adiantou algum para liberação de um projeto, nunca passou um atestado frio,nada. Nem cachorro quente com vale transporte você comprou. Beleza. Mas o fato de você não se enquadrar nestes casos, não quer dizer que não tenha culpa.
Chega a ser cômico as pessoas entrevistadas reclamando dos políticos deste país. Gostaria que em seguida perguntassem a estas mesmas pessoas em quem elas votaram na últma eleição. Você lembra? Quem você votou para vereador? Deputado Estadual? Quem são os senadores que representam o seu estado, você saberia dizer? A verdade é que a esmagadora maioria não saberia responder estas questões e o que é pior, a maioria se gaba da sua ignorância política. Se há alguma forma de mudar este país, a forma que o povo tem é o voto. E depois a cobrança. Alguma vez você escreveu ou mandou algum e mail para o seu vereador/deputado/senador? Alguma vez você cobrou algo dele? Aquele projeto que ele prometia, como está andando? Ou melhor, você sabe qual a plataforma que fez você escolher aquele cadidato?
Claro que não. É muito mais fácil apontar os dedos em direção a todos os políticos e chama-los ( com certa razão ) de safados do que desempenharmos um papel mais ativo na história política do nosso país. E não é questão de gostar de política, é uma questão de cidadania.
ACM burlou o painel do senado, renunciou e voltou novamente. Pelo voto. Jader barbalho idem. Collor só não voltou ainda porque ficou em segundo pra governador em Alagoas, mas garanto que em breve ele chega lá, assim como seu filho já chegou. Roberto Jefferson também está lá pelo voto popular. E está lá há muito tempo.
Portanto, pare de reclamar, a culpa é nossa. A sociedade brasileira elege seus representantes e se estes são um bando de canalhas, é porque no fundo também somos. Ou não estaríamos aceitando passivamente ano após ano todos estes escândalos e reelegendo sempre os mesmos crápulas. Portanto encerro com esta frase: Os políticos brasileiros são um reflexo do seu povo.


Obs : Se você acha que não, faça algo para mudar então.

Camara Deputados www.camara.gov.br
Senado Federal www.senado.gov.br