sábado, setembro 30, 2006

Nacional - O debate que gerou o segundo turno


E Lula não foi ao debate da Globo. A cúpula Petista calculou os riscos e optou por faltar ao debate promovido pela maior emissora do país. A alegação é de que a presidente seria posto a mercê do jogo sujo dos candidatos, que supostamente realizam uma campanha de baixo nível. É a velha tática de impor aos outros os seus erros. Quem desceu ao mais baixo nível da moralidade e da ética foi o próprio PT, com o mal sucedido processo de compra e divulgação de um faldo dossiê contra José Serra e Geraldo Alckmin.Enquanto o PT enganava e Rede Globo enviando seguranças para conferir as condições de segurança do Projac, um outro grupo já estava em São Bernardo para acompanhar os últimos detalhes do comício final do presidente. Ou seja, o PT já havia decidido por São Bernardo desde o dia anterior, mas esperou até o último momento para anunciar sua decisão.

O debate em geral foi uma chatice. O debate foi morno, aliás será sempre assim enquanto perdurar algumas regras eleitorais absurdas, que amordaçam a mídia e os candidatos em geral. Já falei aqui e repito, o que melhor se viu nestas eleições foram as entrevistas dos candidatos ao Jornal Nacional.

Geraldo Alckmin é de fato o candidato melhor preparado, e mostrou isso no debate. O problema de Alckmin é que lhe falta um pouco de feeling, de carisma, de convicção. Alckmin não consegue chegar na mente do cidadão comum. O exemplo de bom administrador só ganha votos da classe média, e esses votos ele já tem. Alckmin é contido inclusive para bater em Lula. E isto que motivos não lhe faltam para tanto. Mas a probabilidade de segundo turno é real, e ele possui todas as condições de enfrentar ( e vencer ) o presidente Lula.

Cristovam Buarque é um bom político. Jamais será Presidente é claro, mas é um cidadão exemplar. Descobri que ainda não havia falado de Cristovam neste blog, o que é até uma injustiça. Muitos analistas o comparam ao tio esquisito da família que você ignora, o que eu acho um desrespeito. Sua fala no debate discorrendo sobre corrupção, e seus desdobramentos na política, em que compara o fato de construir obras megalomanícas em detrenimento de investimentos básicos em saúde e educação é de uma sensibilidade exemplar. É realmente gratificante que ainda tenhamos políticos como Cristovam, eu precisava deixar aqui este registro.

Heloisa Helena é uma metralhadora giratória. Em poucos minutos a senadora faz o maior uso de verbetes e adjetivos por palavra. Mas consegue chegar no coração dos brasileiros. Joga pra platéia, faz a firula, mas jamais marca o gol. Se pegarmos palavra por palavra o discurso de Heloisa, é perceptível que vamos do nada ao lugar algum. Não há proposta, não há conteúdo, não há seriedade, não há comprometimento, são apenas palavras. E particularmente, perdeu para Alckmin o debate a respeito das centrais de energia, em que mostrou estar mal informada, ao contrário do candidato tucano.

APesar do debate morno, o presidente Lula jogou pelo ralo sua chance de vencer no primeiro turno, as pesquisas indicam sua queda vertiginosa. E isto é uma boa notícia.

Nenhum comentário: