Falando em democracia, a mesma parece-me estar escasseando na América Latina. Vou tratar deste assunto neste blog em outras ocasiões, mas cabe aqui o aviso. Venezuela e Bolívia estão tornando-se ditaduras. Ditaduras escancaradas a apoiadas pelo governo brasileiro. O tiranete venezuelano Hugo Chavez já anunciou a estatização das empresas de Petróleo e Energia, sem deixar claro como serão efetuadas as indenizações aos antigos donos, se é que elas serão feitas.
Na Bolívia a situação também não é das melhores. Não bastassem os abusos cometidos contra a Petrobrás ( com a anuência do governo brasileiro), agora o presidente boliviano Evo Morales joga o povo contra seus oponentes, vide o caso do governador de Cochabamba, Manfred Reyes Villa, que teve de chamar a atenção dos organismos internacionais para os acontecimentos do lugar, onde todos aqueles que se opõem ao governo do cocaleiro são tratados como traidores da pátria e obrigados a renunciar por pressão popular ( entenda-se, pressão dos sindicatos ). Golpismo puro.
Talvez o que Morales almeje é a conquista de Chavez, que tem 100% de aliados no Congresso. Jamais qualquer governo deve ter 100% do Congresso. Oposição é parte da Democracia. Por isso o venezuelano consegue mudar a Constituição e seu bel prazer. Até Saddam tinha oposição no Iraque.
Mas é claro, o mundo só pensa em protestar contra Bush, este facínora que permite que a maioria do Congresso americano seja formada por Democratas ( oposição ao seu partido, Republicano). Esses americanos são estúpidos mesmo. Precisam aprender muito com a América Latina. Ao menos tratando-se de tiranias...
Nenhum comentário:
Postar um comentário