quarta-feira, abril 25, 2007

Fórum da Liberdade V


.


Cabe aqui estabelecer alguns comparativos entre a divulgação na mídia deste evento e o Fórum Social Mundial, quando realizado por estas plagas. O FSM era citado diariamente em reportagens no Jornal Nacional, RBS Notícias. Rádios cobriam ao vivo diversos eventos. E os dois grandes jornais à época, Zero Hora e Correio do Povo dedicavam generosos espaços na cobertura do evento. Em relação ao Fórum Liberdade, o que se ouviu a respeito? Pequenas inserções no RBS Notícias e rádios AM. Mais algumas poucas páginas nos jornais durante os dois dias do fórum.

O que dava a entender pela cobertura da mídia é de que este era um evento voltado para líderes políticos e empresários. Não é verdade. Não descarto logicamente a participação destes, mas este fórum não se destinava somente a este público – ao menos eu não penso assim – mas também a outro público, principalmente jovens universitários. E onde eles estavam? Apesar de ser realizado em uma faculdade, a participação de jovens universitários foi, pela minha percepção, muito, mas muito tímida.

E isto não me surpreende. Não é de causar espanto a ausência de qualquer informação deste fórum em rádios FM, segmentado para o público jovem. Têm estas rádios, inclusive, programas voltados para universitários, como o College Radio da rádio Ipanema, só para citar um exemplo. Diferentemente na época do FSM, quando diariamente, com boletins a cada uma hora, as rádios ajudavam a disseminar as informações a respeito do fórum. Inclusive, lembro bem, muitas delas estavam com seus comunicadores nos eventos do anfi-teatro Pôr-do-sol e como mediadores em alguns debates.

Agora tente imaginar o estudante universitário neste meio, somado a professores totalmente ideologizados, que não sentem-se constrangidos em trazer sua ideologia para a sala de aula, em um desrespeito à educação e á liberdade de pensamento, impor aos alunos suas visões particulares. Principalmente na área de humanas, como Literatura, Português, Geografia e principalmente História. Baseado nestes fatos é possível entender o porque do afastamento jovem do Fórum Liberdade.

Mas não é somente por isso.

Desculpem- me os organizadores, mas o Fórum Liberdade é segmentado sim, e em demasia. Admiro o IEE por sua coragem e competência em criar e manter este fórum há vinte anos, entretanto, O IEE conseguiu dar a este fórum um carácter exclusivista, mesmo que não intecionalmente. Até mesmo pela natureza do IEE, que é uma instituição que eu e você, meu caro leitor, jamais teríamos a oportunidade de participar. A não ser que você que está lendo este blog seja descendente de uma grande família empresarial ( Gerdau, Ipiranga, etc), ou seja um reconhecido líder na sociedade, seja lá o que isto signifique. O IEE é uma instituição fechada, e têm o direito de sê-lo, assim como exerço meu direito em criticá-los neste aspecto.


Que fique bem claro isto.

Nenhum comentário: