quarta-feira, agosto 29, 2007

Venezuela: Autoritarismo, RCTV e Atum


Já escrevi aqui que o presidente da Venezuela Hugo Chavez e seu colega boliviano Evo Morales eram ditadores disfarçados de democratas, e que estariam conduzindo seus países a uma inevitável ditadura. Pois bem, o presidente Hugo Chavez recentemente deu a maior prova disto. Através de uma justificativa esdrúxula ( o apoio ao golpe que depôs o presidente por um dia em 2002), a maior rede de televisão venezuelana, a RCTV não teve seu contrato de concessão renovado pelo governo chavista. Aqui no Brasil seria como se o presidente Lula fechasse a rede globo.

Não há justificativas para tal atitude. A briga entre RCtV e Chavez é antiga. E os motivos assinalados só teriam validade ( se é que teriam) se o presidente venezuelano fechasse a emissora na época da frustrada tentativa de golpe. Não me perguntem onde fica a liberdade de expressão neste caso. Penso que Chavez ainda não tivesse na época todo o poder que possui hoje na Venezuela, onde controla além do executivo, o legislativo e o judiciário, além de considerável apoio popular. Segundo a lógica chavista, aqueles que estão contra o governo estão contra o povo e a favor das oligarquias nacionais, que desde os tempos remotos exploram o povo da Venezuela...blá, blá, blá... , parece que já ouvimos isto por aqui, não?

Protestos foram realizados, estudantes, jornalistas, populares e outros manifestantes foram presos. Mas apenas aqueles que protestaram a favor da RCTV, os demais que apoiavam Chavez não tiveram qualquer problema. Hoje a liberdade de expressão na Venezuela é permitida desde que ela não interfira nos interesses do governo, hoje o grande censor da mídia. Lula tentou algo parecido, com a tentativa de criação da FENAJ, a tenta novamente com a comissão que irá definir a censura nos programas da televisão brasileira.

E com pesar que li há algum tempo um infeliz artigo do ex-deputado petista Marcos Rolim, que, adivinhem, defende a postura do governo da Venezuela. Aquele papo que estamos cansados de saber, que a tv é uma concessão pública, que tem que servir à sociedade, ser educativa, etc. Só falta combinar com o povo. Se o povo quisesse cultura, a Tv Futura e a TV Cultura bateriam recordes de audiência. Mas o povo não sabe o que quer, dizem os gênios, o povo é alienado, fruto da mídia burguesa que não quer que o povo pense. E o que eles querem? Na verdade, querem definir o que VOCÊ deve assistir. Porque você não teria condições de saber o que é bom e o que é ruim, apenas os iluminados sacerdotes da sabedoria por eles definidos ( e com eles afinados, se é que me entendem).

A democracia para estes canalhas é a democracia DELES. Se você não pensar como eles, ou você é burguês ou é alienado. Só falta agora criarem os gulags latino-americanos. Está em andamento a instalação da ditadura populista latina, chamado por eles de democracia socialista popular. Inicialmente na Venezuela e não se assustem quando aparecer por aqui.

Vamos ficar apenas assistindo. Até quando?

Isto é mais grave do que muita gente pensa



A propósito, recentemente o Peru foi abalado por um forte terremoto, e nosso sósia de Fidel enviou ao país uma ajuda humanitária; caixas de atum com a embalagem contendo a imagem de Chavez e HUmala ( seu aliado no Peru), em escancarada e inoportuna propaganda. Vejam vocês, esse pessoal não respeita nem as vítimas de uma tragédia.

Nenhum comentário: