sexta-feira, junho 17, 2005

Mar de Lama

Estou de saco cheio. E a culpa é sua. Aliás, a culpa é nossa. Você sabe do que estou falando. Está no jornal, rádio, televisão, internet. Parece que não há limites para a canalhice brazuca. Agora estou achando muito engraçado a " revolta " da população com tudo isto. O político brasileiro nada mais é que a representação da sua sociedade. E se eles são corrompidos é porque a sociedade a qual eles representam também o é. Deixemos de frescuras, somos um povo que aceita fácil a corrupção. Está na nossa história sempre dar um jeitinho em tudo. Sempre fazer as coisas nas coxas. Você deve agora estar praguejando e dizendo que não concorda comigo. Ótimo. Sempre acho que a unanimidade é estúpida. Mas vamos aos fatos. Você nunca tentou burlar nenhuma lei no trânsito, não é mesmo? Nunca estacionou em local proibido, nunca atravessou fora da faixa e nem tentou dar uma " cervejinha pro guarda". Certo. Também nunca colou em alguma prova. Nunca levou o cachorro pra passear e esqueceu de limpar a calçada. Nunca furou uma fila, nunca comprou nada sem nota, nunca adiantou algum para liberação de um projeto, nunca passou um atestado frio,nada. Nem cachorro quente com vale transporte você comprou. Beleza. Mas o fato de você não se enquadrar nestes casos, não quer dizer que não tenha culpa.
Chega a ser cômico as pessoas entrevistadas reclamando dos políticos deste país. Gostaria que em seguida perguntassem a estas mesmas pessoas em quem elas votaram na últma eleição. Você lembra? Quem você votou para vereador? Deputado Estadual? Quem são os senadores que representam o seu estado, você saberia dizer? A verdade é que a esmagadora maioria não saberia responder estas questões e o que é pior, a maioria se gaba da sua ignorância política. Se há alguma forma de mudar este país, a forma que o povo tem é o voto. E depois a cobrança. Alguma vez você escreveu ou mandou algum e mail para o seu vereador/deputado/senador? Alguma vez você cobrou algo dele? Aquele projeto que ele prometia, como está andando? Ou melhor, você sabe qual a plataforma que fez você escolher aquele cadidato?
Claro que não. É muito mais fácil apontar os dedos em direção a todos os políticos e chama-los ( com certa razão ) de safados do que desempenharmos um papel mais ativo na história política do nosso país. E não é questão de gostar de política, é uma questão de cidadania.
ACM burlou o painel do senado, renunciou e voltou novamente. Pelo voto. Jader barbalho idem. Collor só não voltou ainda porque ficou em segundo pra governador em Alagoas, mas garanto que em breve ele chega lá, assim como seu filho já chegou. Roberto Jefferson também está lá pelo voto popular. E está lá há muito tempo.
Portanto, pare de reclamar, a culpa é nossa. A sociedade brasileira elege seus representantes e se estes são um bando de canalhas, é porque no fundo também somos. Ou não estaríamos aceitando passivamente ano após ano todos estes escândalos e reelegendo sempre os mesmos crápulas. Portanto encerro com esta frase: Os políticos brasileiros são um reflexo do seu povo.


Obs : Se você acha que não, faça algo para mudar então.

Camara Deputados www.camara.gov.br
Senado Federal www.senado.gov.br

sexta-feira, junho 03, 2005

Miguxês

Miguxês pra quem não sabe é a nova forma de comunicação entre usuários da internet. Recentemente, o Tele Cine programou um canal, que não lembro qual, para legendar os filmes nesta " língua". Noventa por cento das pessoas que já vi opinando sobre o assunto - inclusive alguns linguísticos, acadêmicos ( sic ) da ABL - aprovaram esta nova forma de comunicação. Como eu penso que toda a unanimidade é estúpida, permitam-me discordar. Acho que esta p... esconde graves falhas de comunicação entre os usuários ( na maioria adolescentes ). Presenciar um "diálogo" desta forma é como ver um bando de analfabetos conversando. Não me venham com esta história, de que é uma evolução da língua, que elimina o desnecessário, agilizando a comunicação em um mundo tão dinâmico e globalizado atualmente...blá,bláblá. Não quero ser um purista da língua, nem defender o uso de quatro tipos de porques na nossa linguagem ou a diferença entre onde e aonde. Neste próprio blog existem algumas falhas gramaticais e alguns erros de concordância. Mas é preciso exigir um mínimo de discernimento para escrever uma frase. O brasileiro, que já escrevia mal, agora está pior. Não acredita? Pergunte pra qualquer professora de português se na correção de redações não é comum se deparar com naum, toh,vc e outras porcarias. E o pior é que os alunos já não se dão conta do problema. Por isto nos expressamos tão mal. É sério. Peça para um adolescente explicar alguma coisa, um sentimento, ma situação. Ele vai usar vária gírias e não vai conseguir expressar suas idéias de forma correta. Escrever então, nem vou falar. Não conseguem interpretar minimanente um texto, e isto é vergonhoso.
Pensando nisto eu acabei me lembrando do livro 1984 de George Orwell ( sim, ele escreveu outro livro que não Revolução dos Bichos). O livro trata sobre como os avanços tecnológicos permitiam o controle sobre os indivíduos, através do Grande Irmão ( Big Brother, daí a origem deste nome tão famoso). E sabe qual o intrumento criado apra isto? Era a Novilingua, uma espécie de sistema linguístico simplificado, que eliminava gradativamente os vocábulos, erros ortográficos,etc. Desta forma a comunicação era cada vez mais limitada entre as pessoas. O governo decide ser a Novilingua a lingua oficial. E o que acontece? As pessoas ficam sem recursos linguísticos sequer para protestarem contra as injustiças deste governo autoritário, daí deu-se esta perfeita forma de dominação.
Será que não é o que está acontecendo? Think about this!!!

quinta-feira, junho 02, 2005

Diários Motocicleta

Assiti ao filme. Olha, cada vez que algo relacionado à cultura, seja filme, livro ou Cd que tenha alguma conotação política ou a participação de alguma figura política, corre o sério risco de ter deturpada a sua compreensão pela ideologia ou até a falta dela de cada pessoa. Isto corre claramente no filme. Apesar do diretor Fernando Meirelles advertir no início e no final que o filme apenas mostra a aventura de dois jovens, sem dar crédito à importância histórica que eles tiveram depois. E realmente o filme procura fazer isto, mas não é possível olhar o filme sem uma ótica do personagem principal, Che Guevara. E aí qualquer ato, por mais banal que seja, transforma-se num ato heróico de Che. Se ele atravessa um rio a nado para ficar junto aos leprosos então, só faltou o pianinho. E muitas vezes o filme insinua algumas situações de injustiça que acabariam tornando Che um revolucionário, portanto a alegação do filme não procede. É um filme apenas regular, mas com uma bela fotografia, é verdade. Mas o conteúdo do filme é fraco. Assim como o superestimado Encontros e Desencontros, o filme é como um Missin Miojo, não é gostoso, mas mata a fome.

quarta-feira, junho 01, 2005

Sujeito Homem 2 - Rappin Hood

Prepare o seu coração, pras coisas que eu vou contar. Se você está cansado dos rappers com cara de mau que só sabem cantar as mazelas da sociedade e fazer criticas ao " sistema", você vai se surpreender com o novo Cd de Rappin. Não estou dizendo que as reinvidicações nas letras de rap não são justas e que a realidade mostrada, apesar de cruel, é verdadeira. Disso eu imagino que todos já saibamos. Agora quando você começa a deixar de lado seu lado artístico, esquecendo das melodias, da composição, da musicalidade, para se tornar um sujeito mais chato do que militante radical da esquerda, aí a coisa muda de figura. E neste cd de Rappin Hood fica claro que é possível manter as críticas sociais harmonizadas com acertadas releituras de clássicos da MPB. Odara, de Caetano Veloso está lá. Apesar de ser a música mais longa do CD, você não percebe o tempo que passa de tão agradável que ficou a música. Isto sem falar também no tapa de luva que foi dado em Marcelo D2, que se intitulava o descobridor da mistura Hip Hop - Samba. Fundo de Quintal, Dudu Nobre, Exaltasamba fazem excelente parceira nesta mistura, em especial à música Favela. Mas a melhor música sem dúvida Ficou na parceira com Jair Rodrigues para a música 'Disparada", transformada em "Disparada Rap". Junto com orquestra da Comunidade, o baião misturado ao Rap saiu melhor que o esperado. E Jair Rodrigues mostra-se à vontade soltando seu vozeirão, uma beleza. Rappin mostra que ganhou prestígio para juntar todos esses nomes citados mais Gilberto Gil, Zelia Duncan. Rappin, que é músico trompetista, acertou a mão e fez de Sujeito Homem 2 uma continuação em muito superior ao primeiro, o que é um fato raro. Parabéns para ele.

Garganta Profunda

Agora é oficial. O ex Diretor Assistente do FBI Mark Felt assumiu que era o Garganta Profunda. Pra quem não sabe o garganta profunda era o dedo duro do FBI que informava o jornal Whashington Post sobre as denúncias de corrupção, suborno e espionagem politica na Casa Branca no governo do presidente Richard Nixon. O caso ficou conhecido como Watergate, que culminou com a renuncia do presidente americano. Se a moda pega por aqui, com cada denúncia de corrupção terminando em renúncia, ia faltar político na praça. Infelizmente, aqui Garganta profunda tem um outro significado...