quarta-feira, agosto 26, 2009

Porto Alegre é Demais.. Mais de dezoito mil pessoas preferem o lixo. "Os ricu pençam qui nois semu troxa?
















Porto Alegre continua atrasada










A população de Porto Alegre rejeitou o projeto que previa a construção de apartamentos residenciais juntamente com as contruções comerciais que já foram aprovadas no Pontal do Estaleiro. Se por um lado, deve-se louvar pela atitude em efetuar uma consulta popular para decidir o futuro do projeto, por outro lamento pelos cidadãos porto-alegrenses.


O que deveria ser uma decisão tomada pela lógica e o bom senso tornou-se um debate ideológico, como sói acontecer na cidade. O NÃO venceu com folga. Mais de 80% dos votantes decidiram que "os ricos não poderiam ter privilégios". Sim, foi esta a mentalidade das pessoas que decidiram pelo não. Falo isso porque falei com diversas pessoas que exibiam exatamente esta mentalidade revanchista.


Este tipo de mentalidade mesquinha e revanchista que predomina na cidade ainda é herança da cidade do Fórum Social Mundial. Ricos de um lado, pobres de outro. Capital versus Social; Empresarial versus Sindical. Porto Alegre versus Davos. Lógico que isto é pura balela.





Em uma sociedade organizada e realmente livre, com pensamento independente, talvez o mais interessante fosse utilizar o capital, o investimento dali resultante em projetos ´de acesso público. Mas isto já era previsto no projeto original, em que uma boa parte da obra teria acesso público ao Guaíba. Sempre que o Wal Mart, Mc Donalds ou outro grupo de grande porte vai instalar uma loja em determinado bairro,nos Estados unidos, é comum que os responsáveis reunam-se com as associações de moradores, onde serão cobrados por projetos de mehorias no bairro, emprego e desenvolvimento do comércio em geral. Até mesmo porque muitas vezes, é verdade, um empreendimento deste porte pode arrasar com o pequeno comércio local. Por outro lado, a clientela do bairro também pode boicotar seus serviços e produtos, então nada mais lógico que ambas as partes entrem em acordo.





Copacabana, Leblon, Ipanema, Salvador, Fortaleza,etc. Qualquer cidade litorânea explora de forma comercial, residencial e turística sua orla. Porto Alegre não tem orla. Mas tem um rio (ou lago, se preferirem). Que vai continuar inutilizado para moradias pela mentalidade da sua população, que pasmem, ainda preferia a área do antigo Estaleiro totalmente inutilizada e inacessível a projetos residencias, que, mesmo custanto muito, contribuiriam para o desenvolvimento da cidade.








E a copa vem aí... Vem mesmo?








Será?



Obs: Abaixo seguem algumas fotos atuais do Pontal do Estaleiro. A propósito, a contrução do imóveis comerciais só saiu porque não foi a consulta popular. Caso contrário, ficaríamos com o lixão abaixo.